domingo, 21 de março de 2010

A Sagrada Memória do Futuro

Sagrada Memória do futuro
Sempre que a gente fala memória, na minha concepção, penso logo em fatos ocorridos no passado. Porém sabemos que a memória tem o estágio do tempo passado, do tempo presente e do tempo futuro. Estou envolvida ultimamente de forma muito forte, com o retorno ao tempo passado.
Estou convivendo diariamente com a doença chamada Alzheimer. Esta doença enquadra-se nas doenças de demência mental. Minha mãe está com Alzheimer.

Conviver diariamente com a perda da noção de localização temporal. Que horas são? Em que dia da semana estamos? Que mês do ano estamos?  Estas perguntas diariamente podem gerar muita irritação em que convive com uma pessoa que perdeu esta referência na sua vida.

Sempre me pergunto internamente, o que tenho que aprender quando alguma situação desagradável ou dolorosa acontece em minha vida. Estou começando a obter a resposta a esta pergunta interior.
Ao ser diagnosticado a doença em Alzheimer em minha mãe, chorei. Após alguns dias, depois do diagnóstico do médico, entrei nas clássicas cinco fases de enfrentamento das novas situações:
Primeiro neguei o fato. Segundo fiquei revoltada com a situação (doença).
Terceiro tentei negociar “com algum santo”. Todos nós temos um santinho guardado lá no nosso armário que nos esquecemos dele no nosso dia a dia. Na quarta fase aceitei a situação.  Agora no momento presente estou na quinta fase.
E aquela fase de tomada a consciência da situação real. Acabaram os tempos das reclamações, raivas, negações barganhas. O que importa agora são as novas necessidades de minha mãe. Pela parte dela sempre foi uma pessoa doce e agora continua assim. Sem grandes alterações no seu humor. Afinal ela trouxe do passado seu jeito calmo de ser.
Mas o que tem todo este fato narrado com o título deste texto: A Sagrada Memória do futuro?  Faço a seguinte ligação do texto ao título:
Temos a grande tarefa, diária, durante todas as fases de nossas vidas de construirmos alegres momentos e estes momentos podemos e devemos compartilhar com os nossos queridos e verdadeiros amigos, irmãos, parentes e colegas. A alegria de aprendermos a cada dia um pouco sobre nós é fundamental na construção da sagrada memória do futuro. Nossa memória precisa de fatos reais vividos de forma alegre para ela poder manter-se sadia.

Precisamos ir além ao dia a dia, do que ganhar dinheiro e sermos eternamente jovens (artificialmente). Precisamos descobrir nossos dons naturais e desenvolvê-los durante todo o nosso tempo de vida.


Precisamos SEMPRE acreditar no futuro melhor através da consciente forma de vivermos nosso presente. A sagrada memória do futuro tem "tudo a ver" com Vida sempre guarda coisas boas para depois! Seja feliz hoje.

Um comentário:

  1. Estou fazendo uma cadeira na faculdade que se chama Informação e Memória Social, ela vai além de ambas e entra na psicologia. Por causa dessa cadeira, hoje, li um texto em que tinha essas frases que me chamaram a atenção:

    "Toda a memória é em primeiro lugar uma faculdade de conservar os vestígios do que pertence já em si a uma época passada."(POMIAN,2000) e "A memória é, em suma, o que permite a um ser vivo remontar no tempo, relacionar-se, sempre mantendo-se no presente, com o passado."(POMIAN,2000)

    A prof. falou também que no mesmo lugar do cérebro onde fica o esquecimento está também a a parte em que fazemos planos e que o Alzheimer não é uam doença de esquecimento, mas sim da incapacidade de ir adiante, de fazer planos, ter sonhos - o que nos é fundamental para continuar a vida.

    Eu gostei de tudo isso que ela disse e achei interessante te contar.bj

    ResponderExcluir